Vistorias de imóveis: Guia completo para você se preparar

 

Mesmo que não sejam obrigatórias por lei, as vistorias de imóveis são fundamentais para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas na compra, venda e locação de um imóvel. Quando realizada por um profissional capacitado, a vistoria oferece um relatório técnico que pode ser utilizado para entender tudo sobre as condições da propriedade.

O que é vistoria de imóvel?

A vistoria de imóvel é um processo realizado para avaliar as condições estruturais e identificar possíveis danos à propriedade. Nessa etapa, um profissional qualificado, chamado vistoriador, deve identificar as condições do imóvel, relatando de forma discriminada a situação da propriedade. 

Apesar de não ser obrigatória por lei, essa é uma das etapas mais importantes para quem está alugando ou comprando um imóvel.

Quando deve ser feita a vistoria do imóvel?

Há diversos tipos de vistorias de imóveis, cada uma focada em um momento específico da sua jornada de compra ou locação de uma casa, apartamento ou imóvel comercial.

Tipos de vistoria de imóveis

A seguir, listamos todas as vistorias que podem ser feitas para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas em uma negociação de imóvel.

1. Vistoria de entrada

Antes da locação de um imóvel ser concluída, é recomendado ao proprietário e ao inquilino a realização da vistoria de entrada. Nessa vistoria, o profissional deve relatar o estado do imóvel antes de ser entregue ao novo inquilino. 

A vistoria de entrada garante que o imóvel seja retornado ao proprietário, ao fim do contrato, da mesma forma que foi entregue no início da locação. Para o inquilino, a vistoria garante que ele não seja responsabilizado por possíveis danos que a propriedade já apresentava antes da locação.

2. Vistoria de saída

A vistoria de saída de imóvel é realizada após o fim do contrato de locação e é usada para verificar se há algum dano recente na propriedade. Essa etapa é realizada para garantir que o imóvel seja retornado ao seu proprietário sem possíveis problemas causados durante a locação.

Nesse caso, é realizada uma comparação com o relatório da vistoria de entrada. Caso seja relatada alguma alteração na estrutura do imóvel, o inquilino deve realizar as manutenções e consertos para conseguir finalizar seu contrato com a imobiliária.

3. Vistoria de compra e venda

A vistoria também pode ser realizada no processo de compra e venda de um imóvel. Esse tipo de vistoria é realizada para avaliar a estrutura da propriedade e possíveis melhorias que precisarão ser feitas pelo novo proprietário.

Além disso, a vistoria de compra e venda também considera as características do imóvel — localização, quantidade de cômodos, metragem etc. — para determinar o seu valor de mercado para a venda. 

4. Vistoria cautelar

A vistoria cautelar é realizada antes do início de uma obra em um imóvel próximo a outros. Com essa vistoria, o profissional deve identificar as condições do imóvel e identificar se há problemas que podem interferir com o andamento da obra ou acabar causando danos a imóveis próximos. 

Quanto tempo a imobiliária tem para fazer a vistoria?

Não há um limite de tempo estabelecido por lei para que a imobiliária realize a vistoria do imóvel. No entanto, é recomendável que o inquilino ou proprietário exijam a realização da vistoria antes de assinar o contrato de locação. 

Dessa maneira, é possível proteger todas as pessoas envolvidas na locação e verificar qual o estado atual do imóvel. 

Quanto custa para fazer uma vistoria de imóvel? 

Não há um valor fixo para as vistorias de imóveis, pois as características da propriedade devem influenciar na quantidade de tempo e esforço que o profissional deve dedicar a essa tarefa.

Fatores como localização e metragem podem fazer com que a taxa fique mais cara ou mais barata. Por isso, é preciso consultar com o profissional, imobiliária ou empresa especializada para entender qual será o custo para fazer a vistoria do imóvel. 

O que é laudo de vistoria de imóveis?

O laudo de vistoria de imóveis é um documento que apresenta as condições físicas e estruturais da propriedade. Esse documento é feito pelo profissional responsável pela vistoria da propriedade e contém descrições detalhadas sobre as características do imóvel. 

Também é indicado que o laudo contenha imagens para assegurar a integridade do que está sendo documentado, além de apresentar detalhes do imóvel antes da locação.

No laudo são apresentados aspectos como o estado dos acabamentos, a situação das redes elétricas e hidráulicas, condições de pisos e paredes, defeitos na estrutura e outros itens que devem ser observados durante a vistoria. 

Conte com a Góes Imóveis

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de vistorias de imóveis, tem mais alguma dúvida sobre o mercado imobiliário que gostaria de resolver? A Góes Imóveis é uma imobiliária especializada na compra, venda e locação de imóveis em Criciúma, Santa Catarina, que está preparada para prestar apoio aos seus clientes em todas as etapas para fechar o negócio certo.

Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas sobre a vistoria do seu imóvel em Criciúma e descubra como podemos te ajudar!

Voltar