O Que Fazer em Criciúma? 15 Dicas Para Aproveitar A Cidade

 

Vai se mudar para Criciúma ou quer conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade? Antes de começar o seu passeio, separamos algumas dicas do que fazer em Criciúma que podem te ajudar a aproveitar melhor o seu passeio.


Neste post, citamos os pontos turísticos mais importantes para conhecer a história da cidade, os parques para praticar exercícios e entrar em contato com a natureza, o que fazer à noite em Criciúma e os restaurantes que merecem ser visitados.


Preparado(a) para criar o seu roteiro e conhecer o melhor de Criciúma? Então, continue a leitura!

Visite os pontos turísticos de Criciúma

Visitar os pontos turísticos de uma cidade é uma atividade necessária, tanto para os turistas quanto para os moradores. Além de paisagens bonitas, esses locais possuem recursos que fazem parte da história e cultura de todos os moradores.
Os pontos turísticos de Criciúma destacam o histórico da cidade com a mineração, a preservação e o incentivo ao cuidado com a natureza e os animais, e praças arborizadas que são espaços para que os moradores possam relaxar. 

1. Museu Augusto Casagrande

O Museu Augusto Casagrande é um dos pontos turísticos de Criciúma situado em uma casa antiga da região. A casa começou a ser construída em 1920, onde viviam Augusto Casagrande, Cecília Darós e sua família, e foi doada à Prefeitura de Criciúma em 1980. O local está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e 13h30 às 18h.
O acervo do Museu possui fotografias, objetos e documentos que contam a história da colonização da cidade, totalizando cerca de 1,3 mil itens.

2. Mina de Visitação Octávio Fontana

Chamada de Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico, Criciúma possui uma longa história com a mineração. Por isso, um dos principais pontos turísticos da cidade é a Mina de Visitação Octávio Fontana, aberta em 2011, que tem em seu nome a homenagem ao mineiro Octávio Fontana, que trabalhava na Mina São Simão, onde agora é o local de turismo. 
O ponto é a única mina de carvão aberta para a visitação no Brasil, tem 15 mil m² e está localizado no bairro Naspolini. Dentro da mina, os visitantes podem fazer o passeio em uma mini locomotiva, e passam por oito estações que mostram a história do carvão na cidade, os locais de trabalho dos mineiros e ferramentas usadas na época. 

Aberta para visitantes de todas as idades, a Mina é um ótimo lugar para fazer um passeio em família, e aproveitar a lanchonete e a loja de souvenirs. O lugar guarda toda a importância histórica do carvão mineral para o desenvolvimento econômico de Criciúma como uma das principais cidades de Santa Catarina. Os horários de visitação são de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Na segunda-feira, a Mina fica aberta para visitação das 14h às 18h.

3. Praça Nereu Ramos

A Praça Nereu Ramos, por estar no coração da cidade, está localizada perto de prédios históricos de Criciúma, como a Casa da Cultura. O local é um dos pontos de encontro dos moradores da cidade, com áreas bem arborizadas, frequentemente visitados por aqueles que estão visitando o Centro.

É na praça que fica localizado o Monumento aos Mineiros, ponto de homenagem àqueles que trabalhavam nas minas de carvão de Criciúma. Além disso, o local abriga uma feira de artesanato, um evento semanal que faz parte da rotina dos moradores do bairro.

4. Praça do Congresso

O espaço é um dos mais conhecidos pelos turistas, pois fica localizado na região central de Criciúma. O local é um ótimo espaço para fazer um passeio no meio do dia e levar as crianças para aproveitar o playground. 
A praça é muito usada pelos moradores durante os fins de semana, que desejam sair de casa e realizar um piquenique ao ar livre, sendo um lugar aconchegante para passar um tempo com a família e amigos. 

5. Museu de Zoologia da UNESC

O Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski fica localizado na UNESC, Universidade do Extremo Sul Catarinense, e foi fundado em 2002. O acervo, que começou a ser construído em 1993 por Morgana Gaidzinski, se tornou um ponto para o desenvolvimento da educação ambiental em Criciúma. 

Atualmente, o museu possui atividades voltadas, principalmente, para o público infantil, com o objetivo de criar diálogo aberto sobre o respeito à vida. Estão disponíveis 11 programas educativos, como o “Bicho que Educa”, com visitas direcionadas para que as crianças conheçam mais sobre a necessidade da fauna no ecossistema. 

O acervo do museu é composto por répteis, peixes, aves, mamíferos e artrópodes, com exposições com espécies taxidermizadas e esqueletos, como, por exemplo, a baleia-de-Bryde, com aproximadamente 13,5 m de comprimento.

As visitas ao museu são gratuitas, de segunda a sábado, com a possibilidade de agendamento de visitas mediadas para grupos interessados. 

6. Casa da Cultura

A Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira está localizada no Centro de Criciúma, próxima a Praça Nereu Ramos. A casa é uma construção antiga, construída no início da década de 1940, para ser a Prefeitura de Criciúma. Em 1985, o local foi tombado como patrimônio histórico da cidade. 

Atualmente, o local abriga uma galeria de arte, o Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez, e o Patrimônio Histórico. A Casa é gerenciada pela Fundação Cultural de Criciúma. A FCC, órgão da prefeitura responsável pelo desenvolvimento de atividades culturais em Criciúma, está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Dica bônus: Mirante de Criciúma

O Mirante Realdo Santos Guglielmi será um dos novos pontos turísticos da cidade. Atualmente, o Mirante ainda está em estágios de construção, localizado no bairro Mina Brasil. A atração terá 30 metros de altura e deve oferecer uma visão panorâmica de Criciúma, com 657,42 m² de área.

O Mirante será uma das atrações do Parque Turístico e Ecológico do Mirante, onde fica a Mina de Visitação Octávio Fontana. O espaço deve ser equipado com um elevador panorâmico, com muito espaço para que todos possam apreciar a bela vista de Criciúma.

Melhores Parques em Criciúma

Os parques de Criciúma fazem parte da rotina dos moradores e ajudam a garantir a qualidade de vida e bem-estar. Os espaços arborizados são pontos de encontro nos fins de semana e locais para descansar no meio do dia. 

Destacamos os principais parques para quem deseja conhecer quais são os espaços que garantem momentos de lazer e relaxamento para os habitantes de Criciúma.

7. Parque das Nações Cincinato Naspolini

O Parque das Nações é um dos principais pontos turísticos para realização de atividades ao ar livre em Criciúma. Inaugurado em 2011, o parque possui uma grande área para lazer e prática de esportes, com ciclovias, quadras de vôlei, skate e basquete, e playgrounds para as crianças. 

Além disso, o espaço também homenageia a cultura da cidade, pois é usado como um local para eventos da comunidade. A atração mais conhecida do espaço é a mini-ferrovia, a Terezinha, em homenagem à Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. A locomotiva tem dois vagões, com vinte lugares para visitantes em cada um, disponível para quem deseja fazer um passeio pelo parque. 

8. Parque Centenário

O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em homenagem ao ex-prefeito, é um dos principais parques da cidade. Com uma grande área aberta, ideal para quem deseja praticar exercícios físicos, o parque está localizado no bairro Santa Bárbara.

Entre os espaços disponíveis para os visitantes estão a pista de skate, duas quadras poliesportivas, quadras de areia, pista para corrida, ciclovia e parquinhos para as crianças. No meio do parque está localizado o Monumento às Etnias, inaugurado em 1981, por conta do aniversário de 100 anos da chegada de imigrantes de etnias como italiana e negra em Criciúma. 

Quem pretende fazer uma visita pode aproveitar todo o espaço para conhecer os outros pontos importantes da cidade. É nesse parque que está localizada a Prefeitura de Criciúma, o Teatro Elias Angeloni, o Centro de Eventos de Criciúma e a Biblioteca Pública Municipal Donatila.

9. Parque dos Imigrantes

O Parque dos Imigrantes, no bairro Rio Maina, oferece espaço para os moradores praticarem atividades físicas, com quadra poli esportiva, pista de caminhada, campo de futebol, quadras de vôlei, areia, beach tennis e futevôlei. O parque foi criado para homenagear os imigrantes que vieram à Criciúma e tem muito espaço para piqueniques e diversão com as crianças, principalmente com o playground em formato de avião. 

No entanto, os maiores atrativos do parque são a atafona e o labirinto. A atafona é uma casa de madeira e uma réplica do local usado para a moagem de farinha de milho, assim como o que era usado pelos imigrantes. A casa também já foi usada por professores das escolas da cidade como um local de aprendizagem para matemática, para tornar as aulas sobre medidas mais práticas. 

Para quem gosta de desafios e busca diversão para toda a família, o parque tem o labirinto verde, uma atração feita de cercas vivas e com mais de mil metros quadrados.

O que fazer em Criciúma à noite?

Há muitos pontos turísticos para visitar em Criciúma! Mas, além de aproveitar o seu dia passeando pela cidade e conhecendo mais da sua história, nós separamos algumas atrações que se destacam para quem deseja conhecer a cidade à noite.

10. Teatro Elias Angeloni

Entre as opções para aproveitar a vida cultural de Criciúma está o Teatro Municipal Elias Angeloni, localizado no Parque Centenário. O local é um ponto de encontro para todos que desejam vivenciar as atividades culturais diversas da cidade. 

O espaço tem dois andares para acomodar a plateia, e oferece apresentações como shows de humor, bate-papos e atrações musicais que podem agradar toda a família.

11. Shoppings de Criciúma

Os shoppings de Criciúma atendem diferentes tipos de público e estão espalhados por toda a cidade. Os locais são preparados para oferecer diversas opções de lazer e entretenimento, além das mais variadas lojas para as compras. Para aproveitar, há quatro shoppings que podem estar inclusos no seu roteiro de visitação.

- Shopping Della: um dos mais queridos de Criciúma, foi o primeiro da cidade. O Della possui excelente estrutura, é bem movimentado e fica no coração da cidade. O lugar é conhecido por ser o ponto de encontro dos criciumenses no sábado de manhã;

- Nações Shopping: localizado no bairro Nossa Senhora da Salete, a atração tem seis salas de cinema, uma delas VIP, 240 lojas, 26 opções de gastronomia, agradando o público com a grande variedade de produtos e itens para todas as pessoas da família;

- Criciúma Shopping Center: localizado no bairro Próspera, o shopping fica em frente ao Parque das Nações. O lugar possui diversas lojas e entretenimento, com praça de alimentação com variedades de opções e academia 24 horas;

- Shopping Pórtico: o shopping possui grande variedade de itens de confecção de empresas da região, atendendo varejo e atacado. O shopping é um ponto de parada para lojistas de todo o Brasil que visitam o lugar para comprar peças de vestuário para revender.

12. Assista a um jogo no Estádio Heriberto Hulse

O Estádio Heriberto Hulse é um dos orgulhos dos torcedores do Criciúma Esporte Clube. Apelidado de “Majestoso”, o espaço está localizado no bairro Comerciário, um dos principais e mais populosos bairros de Criciúma. O estádio foi inaugurado em 1955 e tem capacidade para 19.225 torcedores. 

O local se tornou um dos principais pontos para a competição esportiva de futebol em Santa Catarina, e vale a pena ser visitado para aproveitar um jogo na cidade. A "Sala de Troféus Décio Bianchini Góes" vale a visita de quem deseja conhecer toda a história do clube e conhecer as taças do time. O Criciúma Esporte Clube usou o nome do fundador da Imobiliária Góes Imóveis por conta de seus trabalhos voluntários prestados ao time, nomeando a sala de troféus em sua homenagem.


Melhores restaurantes em Criciúma

Uma das maneiras de aproveitar o melhor de Criciúma é conhecendo os melhores restaurantes da cidade. Os Criciumenses adoram lanches, e o preferido é o X-salada, disponível nas principais lanchonetes. Além disso, a culinária local foi influenciada pelos imigrantes italianos, portugueses e poloneses que chegaram há muitos anos na região, além da comida típica dos habitantes.
Quem visitar a cidade pode aproveitar diversas opções de culinária, desde restaurantes com comidas típicas da região, assim como churrascarias, lanchonetes, pizzarias, entre outras.

More em Criciúma

Já preparou o seu roteiro para conhecer todos os pontos turísticos e melhores restaurantes de Criciúma? Se você deseja morar mais perto do seu parque ou shopping favorito da cidade, a Góes Imóveis pode te ajudar.

Trabalhamos com vendas e locação de imóveis em Criciúma desde 1975, em busca das casas e apartamentos nos melhores bairros da cidade. Quer trocar de imóvel? Acessando o site da Góes, você consegue visualizar quais são os imóveis disponíveis em cada bairro, facilitando a sua escolha de morar perto do seu ponto turístico ou praça favorita. 

Se preferir, é só entrar em contato conosco para conversar com um dos nossos colaboradores.

Voltar