Mina de Visitação Octávio Fontana: Vale a Pena Conhecer?

 
 
Um dos pontos turísticos mais visitados de Criciúma é a Mina de Visitação Octávio Fontana. De acordo com a Faculdade Satc — Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina — a única mina de carvão aberta ao público na América Látina recebeu mais de 20 mil turistas em 2022, vindos de 24 estados brasileiros e de 14 países.
O ponto turístico se tornou um espaço para que os visitantes conheçam qual a importância do carvão mineral para Criciúma. Com apenas sete minas abertas à visitação no mundo, visitar a Mina Octávio Fontana é uma experiência especial.
Tem interesse em saber mais sobre a Mina de Visitação Octávio Fontana? Continue a leitura deste artigo com todas as informações sobre o ponto turístico!
O que você vai ler a seguir:
História da Mina de Visitação Octávio Fontana
Como é a visita a um dos principais pontos turísticos de Criciúma?

História da Mina de Visitação Octávio Fontana

 

Criciúma, Santa Catarina, é um polo industrial em vários setores — cerâmica, construção civil, material gráfico e outros —, mas a presença de uma das maiores reservas minerais do Brasil tornou a cidade na Capital Brasileira do Carvão. Com cerca de 40 minas subterrâneas, Criciúma teve seu desenvolvimento econômico estabelecido na extração de minérios. 

A Mina São Simão ficou ativa de 1960 a 1990 e, em 2011, foi reaberta como a Mina de Visitação Octávio Fontana para se tornar um dos pontos turísticos mais importantes de Criciúma. O nome do local é uma homenagem a Octávio Fontana, que nasceu e trabalhou na região. 
Visite um dos principais pontos turísticos de Criciúma

A Mina Octávio Fontana, que completou 10 anos em 2021, é uma das principais indicações para quem procura ideias de o que fazer em Criciúma, recebendo turistas de todo o mundo. Durante o passeio, os visitantes descobrem como funcionava o processo de extração de carvão e como era a vida dos mineiros.
Continue a leitura para descobrir o que você vai encontrar na Mina Octávio Fontana. 

 

Localização e horários de funcionamento


A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada na Rua Quintino Dal Pont, no bairro Naspolini. O horário de funcionamento é de segunda-feira, das 14h às 18h, e de terça-feira a domingo, das 09h às 12h e das 13h às 18h.

O que fazer na Mina de visitação em Criciúma

No total, a Mina tem cerca de 15 mil metros quadrados, sendo 350 metros reservados para a visitação. Os visitantes são acompanhados por guias para conhecer e adentrar a Mina a 24 metros abaixo da superfície.
A experiência do passeio começa em um museu próximo a Mina, com exposições para que os visitantes conheçam as ferramentas de trabalho, bonecos que representam os mineiros e maquetes que mostram como era feita a extração de carvão e vídeos sobre a história do local.
Em seguida, os turistas podem adentrar as minas a pé ou a bordo da mini locomotiva a vapor, uma réplica do modelo alemão usada na década de 1920. O passeio mostra, através de diversas estações, a história da extração do carvão na região Sul de Santa Catarina. 
No complexo onde habita a Mina, há uma lanchonete, a gruta de Santa Bárbara, estacionamento, exposições e uma loja de souvenirs para quem deseja levar uma lembrança da visita para casa.

Descubra tudo sobre Criciúma
Gostou desse conteúdo? Então, continue descobrindo novos temas no blog da
Góes Imóveis! Aqui, você encontra as principais informações sobre o mercado imobiliário e descobre tudo sobre Criciúma! 

Voltar